Postagens populares

Olá internauta, seja bem vindo ao blog oficial ASSIM DIZ O SENHOR.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

HÁ ESPERANÇA PARA VOCÊ!!!



"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco,ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova."
Jó 14:7-9

Não tinha outra forma de Jó expressar seu estado de infelicidade e crise.

A imagem que melhor representava seu estado era uma árvore morta...

Os últimos acontecimentos haviam sido trágicos para Jó. As perdas em sua vida causara nele uma falência de expectativas e dentro dele a esperança morria. Ele se percebia como uma árvore morta e seca da raiz aos galhos.

Uma frase do Papa Pio XII reflete o que quero muito falar com você hoje: "Não me assusta ver a maldade continuando, mas sim, os bons desistindo."

Sou tomado dessa preocupação hoje... me assusta ver pessoas como você desistindo da vida.
Falar de uma árvore cortada e ferida, refletia com precisão como Jó se via. Vendo em si seus sonhos podados pela triste existência e impossibilitado de frutificar algo na vida.
Hoje machuca você, olhar para tua vida nesses últimos tempos e ver que tudo que você faz não dá certo e a semelhança de Jó hoje você se vê esterilizado pela vida.

Jó fala de uma raiz envelhecida na terra. Lembrando que o problema não é a terra, mas a raiz da árvore. Entenda hoje, que o problema não é teu trabalho ou teu casamento. Nem a igreja que você frequenta, nem a faculdade que você estuda. Não são lugares que fazem pessoas, mas pessoas que fazem lugares.
Muitas pessoas assumem esse auto-engano e nunca se confrontam e cortam o mal pela raiz.
Diversas pessoas que me escrevem tem se percebido insatisfeitas com sua vida espiritual, estão secas e cínicas se enganando todos os dias desenraizados de Deus e do amor. Passam a vida no culto, mas raramente o culto está na vida. O indivíduo nesse estado de mortificação do ser, vira indiferente a tudo... nada lhe comove, nada lhe motiva, nada lhe faz dizer "não".

Diante desse quadro aparentemente e irreversível, Jó dizia: "Há esperança...". Esperar com confiança, era o processo de cura para aquela árvore morta. E Jó aponta para algo no mínimo curioso: a árvore renovaria em si mesma. Atrás do tronco envelhecido e seco, algo novo estava sendo gerado.

Ao cheiro das águas... era o ponto de partida da mudança daquela árvore.

Portanto pegue tudo hoje que você chama de dor, sofrimento, humilhação, depressão, complexo de inferioridade, mágoas e tristezas que se tornaram cascas em você e deixe Deus renovar sua vida. Um novo ano começa, e eu espero que um novo ser em tua vida re-comece! Beba da Àgua da Vida...
Deus te exaltará na terra do teu sofrimento! Pense nisso...



Te espero quarta-feira (dia 6) na Caverna.


Me escreva se desejar,


Um beijo,


Nele, em Quem sou renovado sempre.
Ricardo

GRAVADOS EM SUAS MÃOS


"Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei;" (Isaías 49:15-16)


Diante da grave situação que Israel vivia em cativeiro, perdia-se neles toda a esperança e vontade de viver. Um sentimento de impossibilidades já estava instalado no coração daquela nação toda e o que sobrara era o amargo sabor do sentimento de que as coisas não voltariam a ser como antes.


Para curar a orfandade de Israel Ele fala sobre se sentir esquecido e dá como exemplo o mais escandaloso ato: uma mãe que abandona um filho. Com isso Deus apenas usava da dor de uma tragédia para dizer que Nele todos somos adotados pelo Seu amor.




E ainda diz que Suas mãos são as testemunhas desse amor que não nos deixa nem nos fatos mais injustos e tristes da nossa vida. Suas mãos que eram mãos de um carpinteiro, que um dia seguraram pregos e madeira. Eram mãos que partiram o pão e alimentaram multidões e que, agora, estavam sendo partidas para alimentar multidões. Certa vez, aquelas mãos colocaram lama nos olhos de um cego, tocaram em leprosos, curaram doentes, lavaram os pés dos discípulos e abraçaram crianças. Eram mãos que, mais de uma vez, libertaram das mãos frias da morte, tocando em caixões e dizendo: "Levanta-te!".
Essas mãos que levantaram Pedro quando ele afundou no mar da sua "pequenez de fé".

Estes eram os dedos que escreveram na areia quando a mulher adúltera foi atirada aos seus pés e que, pelo amor ao Pai, seguraram firmes num chicote para purificar seu templo dos cambistas. Eram os mesmos dedos que pegaram o pão e o mergulharam em um prato, e o deram a Judas, num gesto de profundo amor e amizade. Aqui estava o próprio Pão da Vida, sendo afundado na taça do sofrimento. Como gesto final do amor de Deus, para com o mundo maldoso, representado por Judas. Foi nas mãos que Ele entregou Seu espírito.
Essas mãos fazem e refazem os vasos porque Ele é oleiro. Elas não estão encolhidas para que não possam nos abençoar.



Foi justamente nessas mãos que Deus quis 'tatuar' você...


Hoje na Caverna às 20:00...


Nele, que em nós tatuou com a marca eterna da salvação, fazendo isso em Suas próprias mãos, com cravos, na Cruz,


A IGREJA DO LADRÃO


É quase meio dia... tudo está pronto para aquela reunião.
Uma leitura de um Salmo dá início: "Deus meu, Deus meu... por que me abandonaste?".
Alguém pensou: "Que salmo mais triste para iniciar um culto!" ou " Poxa vida... podia ler um salmo 'mais avivado!" .
Naquela igreja não era assim [...] avivamento sem Cruz, é só aeróbica espiritual aprendida. Não há avivamento que não passe pela Cruz.
"E o louvor, não vai começar?" - pergunta o mais litúrgico.
Não! o louvor já começa na vida, ali só seria continuidade do que fora já é louvado. 

A multidão que ali estava queriam sinais, prodígios, milagres... ignorando a Cruz como evidência maior do Sinal do Amor de Deus. Por isso, quase sempre nos esquecemos que Ele não mudou o mundo com milagres mas com Sua cruz erguida desde a eternidade.
De repente alguém resolve falar. Ele ouvia os burburinhos dos presentes ali, Esse "alguém" tinha pecado e estava profundamente consciente que o seu erro o condenara à morte. Ele está arrependido... e em um suspiro pede a Deus que se lembrasse dele na sua miséria. Nessa "igreja" arrependimento é


Um ladrão...

"Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
"
Todos que ouvem aquilo não acreditam... como poderia? Não teve jejum, campanhas, batismo ou escola bíblica!!! O céu de fato é um susto de amor.
Porém, o absurdo é que mesmo salvo da condenação eterna o santo ladrão morrera condenadamente salvo.

A palavra da Cruz mexe nas espinhas dorsais da religião... mostra que não há barganhas a se fazer com Deus. Por isso é loucura para quem perece! Nela não há necessidade de complementos.

Ela é suficiente! E nela me glorio.

Um brado é ouvido:

"Está consumado!" (Tetelestai, no grego). Assim escreviam os algozes romanos na placa em frente a cela do condenado em que continha os delitos do criminoso quando ele cumpria a sua pena. "Está pago!" é nessa consciência que anda essa igreja, não deixando a sua cruz e se vendo salvo para sempre.

O endereço é no Calvário sem número. Encontro vocês lá todos os dias em que se crucificarem com Cristo...

Não há pentecoste de glória sem Calvário de dor.

Você vem?

Abraços fraternos,


Nele, Cordeiro de Deus imolado antes da fundação do mundo.
Ricardo (escrito a caminho do Jabaquara)

COMO ASSIM: "DEUS NÃO EXISTE?"

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjly5pLMh75a1ux-dNXytFMrJ_5HuJWdErINXssGWbDvw44A8lp2y2Cj_ZJmLcBEDjZuUMsNNi5WIIR6hYynuQeoUWV10nCjFe1alonFjNOKok2XoswoH3k1TUz7enhlGh50-pP6gQRPb4/s1600/cosmos.jpg
Eram 2:30 da manhã...
Estávamos conversando sobre vários assuntos. O primeiro dia do AVIVAI tinha sido intenso em muitos aspectos. Alguém me pergunta algo sobre a existência de Deus, quando disparei:
- Deus não existe! - Manuela ficou congelada, e a decisão dela subir para dormir se adiou:
- Ricardo... você tá maluco? Como assim?
Jorge me olhou e sorriu; silenciamos e como cúmplices vimos como Manu ficou diante do que falamos.
- Deus É! - Respondi. Davi nem respirava... rs rs rs.
Ora...
Deus não existe. Ele é Ele mesmo pra além de toda essência e existência. Portanto, argüir acerca da existência de Deus é o mesmo que negá-Lo.

Deus não existe. Ele é. Eu existo. Pois existir não é algo que seja pertinente ao que É. Existir é o que se deriva do que sendo, É de si e por si mesmo.
Deus não existe. O que existe tem começo. Deus nunca começou. Deus nunca surgiu. Nunca houve algo dentro do que Deus tenha aparecido.
Deus não existe. Se Deus existisse, Ele não seria Deus, mas apenas um ser na existência.
Se Deus existisse, Ele teria que ter aparecido dentro de algo, de alguma coisa, e, portanto, essa coisa dentro da qual Deus teria surgido, seria a Coisa-Deus de deus.
Existem apenas as coisas que antes não existiam. Existir surge da não existência. Deus, porém, nunca existiu, pois Ele é.
Sim, dizer que Deus existe no sentido de que Ele é alguém a ser afirmado como existente, é a própria negação de Deus. Pois, se alguém diz que Deus existe, por tal afirmação, afirma Deus, e, por tal razão, o nega; posto que Deus não tem que ser afirmado, mas apenas crido.
Deus É, e, portanto, não existe. Existe o Cosmos. Existem as galáxias. Existem todos os entes energéticos. Existem anjos. Existem animais e toda sorte de vida e anima vivente. Existem vegetais, peixes, e organismos de toda sorte. Existem as partículas atômicas e as subatômicas. Existe o homem. Etc. Mas Deus não existe. Posto que se Deus existisse dentro da Existência, Ele seria parte dela, e não o Seu Criador.
Um Criador que existisse em Algo, seria apenas um engenheiro Universal e um mestre de obras cósmico. Nada, além disso. Com muito poder. Porém, nada além de um Zeus.
Assim, o exercício teológico, seja ele qual for, quando tenta estudar Deus e explicar Deus, tratando-o como existente, o nega;
A Escritura não oferece argumentos acerca da existência de Deus. Jesus tampouco tentou qualquer coisa do gênero. Tanto Jesus quanto a Escritura apenas afirmam a fé em Deus, e tal afirmação é do homem e para o homem — não para Deus —; pois se fosse para Deus, o homem seria o Deus de Deus, posto a existência de Deus dependeria da afirmação e do reconhecimento humano. Tal Deus nem é e nem existe; exceto na mente de seus criadores. 
Defender a existência de Deus é ridículo. Sim, tal defesa apenas põe Deus entre os objetos de estudo. Por isto, dizer: “Deus existe e eu provo” — é não só estupidez e burrice; mas é, sem que se o queira, parte da profissão de fé que nega Deus; pois se tal Deus existe, e alguém prova isto, aquele que apresenta a prova, faz a si mesmo alguém de quem Deus depende pra existir... e ou ser.
O que “existe”, pertence à categoria das que coisas que são porque estão. Deus, porém, não está; posto que Ele É.
Ser e estar não são a mesma coisa, como o são na língua inglesa. O que existe pertence ao que é apenas porque está. Deus, entretanto, não está porque Ele É.
“E quem direi que me enviou?” — perguntou Moisés. “Dize-lhes: Eu sou me enviou a vós outros!” — disse Ele.
Desse modo, Deus não diz “Eu Estou”, mas sim “Eu Sou”. Ora, um Deus que está, não é, mas passou a ser. Porém o Deus que É, mas não está; não pertence ao mundo das coisas verificáveis; posto que Aquele que É, não está; pois se estivesse, seria —, mas não Seria Aquele de Quem procedem todas as existências, sendo Ele apenas um ele, e não Ele; e, por tal razão, fazendo parte das coisas que existem — mas sem poder dizer Eu Sou!
A morte pertence à existência. A vida, porém, se vincula ao que não existe, pois, de fato É.
O que existe carrega vida, mas não é vida. A vida, paradoxalmente, não pertence ao que é existente, mas sim ao que É.

Nele, que nunca existiu, pois É,
Ricardo

OBS: Dedico esse texto a Manuela minha amiga, ovelha e irmã amada.

MEL COM GOSTO DE FEL

http://deusbibliaepoesia.files.wordpress.com/2009/09/mel.jpg


"... tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras”. 
Mateus 26:30
 


A palavra gospel tem origem no inglês ("god spell" traduzido como: "palavra de Deus") e nos nossos dias tem a intenção de se referir ao mundo chamado gospel. O grande problema é que nesse mundo chamado gospel tem muito pouco (ou quase nada!) god spell.

O texto de Mateus acima se refere
a um dos últimos momentos de Jesus homem e o Mestre estava ciente de que estava prestes a ser traído, preso, humilhado, esbofeteado, chicoteado, torturado e, por fim, crucificado e morto
(nessa exata ordem) diz que Jesus e seus discípulos, antes disso, louvaram a Deus.
Meu coração sempre tenta imaginar que hino seria esse... seria um salmo? seria um cântico culturalmente judaico? A verdade é que por mais curioso que qualquer um possa ficar diante desse fato, precisamos entender que Jesus não é nenhum esquisofrênico, nem evangélico para cantar coisas que Ele não viveu. Diante disso morrem-se todas as curiosidades!

Imagine a cena:

Domingo da ressureição... As mulheres (Maria, Salomé e outras) na madrugada vão ungir o corpo do Senhor a pedra que lacrava o sepulcro havia sido removida, anjos noticiam a ressurreição do Mestre. Não é segredo, tanto que escrito está, que seus discípulos fugiram, temeram, negaram-No, abandonaram Jesus de modo que João é a testemunha ocular da crucificação.
Quando Jesus aparece aos onze há um constrangimento geral e Ele canta acompanhado por anjos:
"Quem te viu passar na prova e não te ajudou, Quando ver você na benção vão (sic) se arrepender, Vai estar entre a platéia e você no palco...
"
Pedro abaixa a cabeça... e com os outros se envergonha mais quando Tomé pede para ver as mãos e o lado quando ele ouve:
"Tem sabor de mel... tem sabor de mel... a minha vitória hoje tem sabor de mel!"
Não... minha crítica não é a cantora, nem a quem canta essa música em oportunidades nos cultos ou congressos. Minha crítica é a consciência que cada dia vira verdade no meio denominado evangélico.
O inimigo é o irmão, ou muitas vezes o não-cristão... a diabolice dessa consciência é fazer com que "a luta SEJA contra carne e o sangue". A vingança travestida de "exaltação de Deus" é mais maligna que qualquer funk ou ritmos que chamamos ironicamente chamamos mundanos. A "platéia" é o lugar que ficam todos aqueles que não fizeram nada por mim... agora ficam a ver eu me dar bem enquanto 'babam' dizendo: "Porque não o ajudei? Poderia estar com ele agora..."
"Palco" é o que a consciência evangélica chama 'vitória'. Palco é esse lugarzinho de me vangloriar e dizer que hoje estou com a boca adocicada pelas conquistas que ninguém acreditava.

O que há de god spell nisso? Há muito men spell...

Essa música só celebra a des-graça (falta de graça) dessa consciência e de quem vive nela. No livro de Ezequiel Deus diz "minha é a vingança! Diz o Senhor!", no livro de Salmos no capítulo 23 vemos qual é Vingança de Deus "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
" A vingança de Deus é adocicada pelo Seu amor, porque "a justiça de Deus não opera na ira dos homens", Deus não é justiceiro particular de ninguém para defraudar alguém em nome do que é "mel" para mim.

Fica cada vez mais claro, que não é porque carrega os nomes de "Deus" ou "Jesus" que é genuinamente Dele. Louvor é vida... portanto nem período de louvor pode se haver. Jesus ensina que orar pelo inimigo (os que nos perseguem), amar até o traidor (como Judas)como Ele amou, e amar até o fim é coisa mais doce que o mel, é Graça!

Esse é o louvorzão da vida...


Ainda me perguntam porque ouço Alfa Fm...


Nele, que não é quem dizem que Ele é.
 
Ricardo

"QUE VIRÁ A SER,POIS, ESSE MENINO?"

http://mail.mailig.ig.com.br/mail/?ui=2&ik=def9b96908&view=att&th=12ffe1b8741873d9&attid=0.1&disp=inline&zw



"Que virá a ser, pois, este menino?"
Lucas 1:66
Essa era a pergunta dos moradores de En-Karen quando João Batista  nasceu. Lembrei quando olhava para o meu João Batista enquanto cortavam seu cordão umbilical, que me fiz a mesma pergunta com meus olhos cheios de lágrimas.

Zacarias louvava a Deus pelo menino que seria um homem. Sabia que ele tinha uma missão. Sabia que ele era uma voz do deserto, duma terra onde quase ninguém caminhava. Zacarias sabia que naquele menino havia promessa de Sol e de Visitação.

Hoje eu sei que mensagem veio trazer meu 'profetinha'...
Pai, leva tua paixão maior até o fim. Morre por ela. Vive para ela.

Me consolando no seu olhar e sorriso para tudo. Dormindo do meu lado, velando meu sono e me acordando para tomar café... rs.

Pensar no meu filho renova minha paixão e meu chamado...

Pensar nele me faz esquecer de qualquer angústia e pensar só na bondade do Senhor para comigo e minha amada.

Por esta razão, uno-me a Zacarias, e digo com gratidão:

Tu, menino, és chamado profeta de tua casa, porque precedeste grande Graça, preparando caminhos de vida, para que muitos tenham conhecimento da salvação e do entendimento da redenção dos seus pecados, graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitou o Sol nascente das alturas, e que nos iluminou nas regiões da sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.



Nele, que como Zacarias me deixa "sem palavras" por causa do menino
Ricardo

DISSE DEUS: HAJA CRUZ! E HOUVE CRUZ...



“O qual, na verdade, em outro tempo foi imolado ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;”
(I Pedro 1 : 20)


A cruz era um assunto de Deus com Deus... Este, segundo Paulo, era o mistério outrora oculto e agora revelado. Nem anjos, nem potestades, nem principados no mundo espiritual existiam e já havia Cruz erguida... Era Deus com Deus. Antes de Adão, antes dos animais: répteis, mamíferos. Antes dos céus e seus firmamentos, antes da separação das águas. Antes da criação, já havia redenção. Antes do pecado já havia perdão! Ou seja, o diabo não existia e já havia Cruz.

Somente Deus viu Deus morrer pela Criação que ainda não existia. Portanto antes do "HAJA LUZ!", disse Deus: HAJA CRUZ! E houve Cruz. Diz o escritor aos Hebreus o que podemos ver é sombra do que já estava posto. Diante dessa esmagadora realidade todos estamos nús diante do Cordeiro de Deus que tira (do grego tira, tirou e tirará) o pecado do mundo, e me visto hoje do sangue Dele. Diante dessa consciência de Graça e Perdão deixemos a crucificação, e nos apeguemos a Cruz.

O que mais escrever?

Na Cruz, que não é Logomarca mas a marca do Logus.

Ricardo

A DOR NA GRAÇA E A GRAÇA NA DOR



Jabez já chega ao mundo em dor...

O nascimento de Jabez trouxe tanta dor a sua mãe que ao vê-lo nascer ela lhe dá o nome "dor" para que retratasse o que ela e Jabes sentiram intensamente naquele nascimento. Talvez as contrações foram tão insuportáveis a sua mãe ou ainda uma complicação mais séria houve no parto... o fato é que a dor foi insuportável. O nome "dor" fazia Jabes carregar em si das dores que quase mataram sua mãe. Ele nasce sofrendo e fazendo sofrer.
Jabez foi marcado pela dor, e seu nome se tornara um memorial do que ele já nasceu sentindo e fazendo sentir: dor. Viver em dores, e como consequência dela ser esse ser que causa dor a outros que nos carregam em amor é um verdadeiro tormento e pior que isso: sentir que sua existência é um "parto" para os outros sentindo que todos te suportam apenas porque não tem alternativa. Quem sabe para os outros filhos que teve a mãe de Jabez não tinha lembranças de dor, e isso o faz ser o persona non grata de sua casa.

A verdade é que você se tornou esse ser marcado em dor. E essa 'marca' de dor que a vida imprimiu em você, te fizeram esse ser paralisado que se sente um estorvo na tua família. A oração de Jabez (I Crônicas 4:9-10) revelam o desejo de Jabez em abandonar essa dor. E também mostra o quão ansioso ele está em viver em paz consigo e com seu passado doloroso...

Ele pede a Deus que alargue suas fronteiras, não queria que para conquistar algo fosse um constante "parto"... Haviam barreiras, limites nele por isso ele pede Graça na sua dor, para que a dor mesmo presente fosse cheia da Graça... Viveria próximo ao mal, sem que ele o molestasse. Jabez agora iria parir a benção de conquistar sem aflições, pois o Deus que o sonhou o ouvira em sua sincera oração.

Meu convite a você é esse: abra o seu coração ao Eterno!!!
Deixe a Graça e o Amor de Deus te engravidarem de consolo e paz...

Um grande abraço, e deixo esse e-mail aberto para que você em dor converse comigo... quero ser testemunha do que a Graça maravilhosa de Deus fará em você. Aguardo você Jabez!

Nele, que carregou sobre Si nossas dores.
Ricardo

CAVERNA DE ADULÃO

 






Davi está no seu limite...

De herói nacional e aclamado pela nação de Israel tendo seus feitos tornado música pelas mulheres de Israel, agora anda em desertos e trafega em terras inimigas babando e arranhando portas.

Tão desfigurado está seu semblante, antes conhecido por um país e seus inimigos, que nem o rei de Gate (cidade do gigante Golias) o reconhece...

E foi para Adulão, um lugar rochoso e estratégico, nessa Caverna que Davi se abriga. Adulão foi onde Davi se isolou de todos... Adulão foi para Davi esse lugar de tratamento, onde ele solitariamente aprendeu que nunca estamos sós. Talvez tenha sido em Adulão que Davi pôde sentir o cheiro de um óleo que foi derramado na sua cabeça quando adolescente.

Sua família desce até lá buscando por Davi, eles que curiosamente sempre se esqueciam dele agora estão lá presentes no lugar que ensina o desejo de Deus em curar nossos laços familiares.

Adulão trouxe a Davi uma lapidação única em sua vida...

Adulão foi para Davi a última alternativa de se abrigar longe de suas calamidades...
Mais pessoas chegam: angustiados, endividados, descontentes... todos os refugos do reinado de Saul partiriam para lá.

Nas mãos de Davi só uma harpa e ali ele compõe os Salmos 57 e 141 que também ensina que essa Caverna nos arranca louvores.

Hoje, meu convite é a você endividado de inúmeras maneiras e modos. A você angustiado que não consegue discernir porque tua alma anda tão triste e sem direção. Meu convite vai a você, descontente com a vida e sem aparentes motivos para continuá-la. Te convido a vir para esse lugar de renovação nas consciências e corações...

Te esperamos ansiosos,


Nele, em Quem nos refugiamos e somos fortalecidos.
Família Caverna de Adulão

O BARCO DE PEDRO




A noite tinha sido frustrante para Pedro e sua empresa pesqueira... As noites eram preferidas pelos pescadores por várias facilidades para pesca, porém aquela noite, mesmo com esses recursos foi para se esquecer.
  O barco de Pedro havia se tornado esse sinônimo de angústias, frustrações, decepções...O barco de Pedro significava a falência, a desistência. Por isso o texto em Lucas mostra inicialmente um Pedro que lavava as redes da sua pesca, da sua frustração, da sua impotência admitindo que a pescaria havia acabado.
Jesus chega ao lago de Genesaré e o que Ele vê é um pescador que lavava as redes amargando a pior pescaria da sua vida, então o barco que Ele escolhe para falar as multidões é o barco de Pedro! Não... você não entendeu errado: Foi o barco do falido que Ele escolheu, foi o barco das desilusões, o barco das incapacidades. Foi o barco vazio de peixes... Jesus não escolheu o barco mais bem-sucedido daquela noite, nem um pescador mais insitente ou animado. Jesus escolheu o barco de Pedro.

Ele prega usando o barco de Pedro, como púlpito e se aproveita da acústica do lago de Genesaré para amplificar Sua voz. Fala de esperança,
falou sobre Deus. Seu poder e domínio. Ele usou a linda paisagem do lago de Genesaré (ou mar da Galileia), para ilustrar a mensagem.
Dito isso, Ele olha para Simão Pedro e como se nada houvesse acontecido Ele diz: "Tire o barco da areia, volte para a pesca".  Pedro ainda tenta explicar que a noite havia sido um fiasco. Ora se de noite a pescaria foi desastrosa quanto mais a luz do dia... essa lógica operava em Pedro mas diante Daquele olhar Pedro percebeu que o barco já não era mais dele. Por isso diante daquele pedido do Mestre ele vai pescar, porém dessa vez ele voltava com uma Palavra sobre ele... Essa consciência o faria andar sobre mares ainda.

A rede que era lavada e estava prestes a ser guardada, agora faria a maior pescaria de todas! O barco vazio agora era cheio do milagre e da constatação esmagadora da Palavra do Mestre. O barco das tristezas, impotências, falências agora precisava de outro barco porque estava cheio do amor e misericórdia de Deus. O barco de Pedro volta para areia... o pescador olha para si se prostra, agora a rede a ser lavada é a da alma! Metanóia se apodera dele... Ele chora, sente que foi Encontrado e aquele irresistível amor o conquistara.

Hoje pode ser o seu barco... desiludido, quebrado, falido, frustrado. Seu barco de angústias, medo de tentar de novo. Deus em Cristo escolhe teu barco para um propósito de amor e misericórdia. Não guarde sua rede, nada está perdido porque hoje você foi achado!

Um abraço,

Nele, que nos encontrou e amou primeiro

Ricardo

LÁGRIMAS SÃO FRASES

 
Ana chora...
 
Ana era estéril...
Ana era impossibilitada de conceber, e carregar em si vida. Ana sofria com a dura realidade de olhar para sua vida e ver que nada nascia, nem sonhos, nem projetos. Ana se sentia seca por dentro como uma terra morta incapaz de frutificar e tudo quanto era semente de esperança nela plantada, não ganhava força e nem raízes.
 
Ana chora...
 
Havia nela a não-possibilidade de realizar um sonho: ser mãe.
Esterilizada pela vida, a dor crescia diante de não se sentir mulher para seu marido Elcana. As leis matrimoniais da época só aumentavam a dor de Ana porque se alguém se casasse com uma mulher estéril, esse marido teria direito de casar com uma segunda mulher. Penina, foi essa a mulher que conseguiu o que Ana até então sofria para conseguir: ter filhos.
 
Ana chora...
 
E a dor aumenta, porque ela se via infrutífera. Incapaz de gerar algo para ser única para seu marido. Ana vive a dor de quem quer concretizar um sonho, mas percebe que a inviabilidade emana de si.
 
Ana chora...
 
O drama de quem não consegue diante das provações mudar cursos que a vida determina. As palavras de Penina doíam muito nela, deboches e ironias. Até o sacerdote do templo olhou para Ana e não a compreendeu. A dor de Ana, expressa em lágrimas, não era compreendida.
 
Ana chora...
 
Choro para Deus é coisa séria. Uma lágrima para Deus é uma oração. Que só o Seu olhar de amor pode entender... Regava dentro de si esperança que em breve iria florecer.
 
Um dia, Deus diz a Ana que o tempo de engravidar era chegado. Gestando dentro de si um sonho, um desejo, nos mostrando que um tempo novo está dito e determinado por Deus. Um milagre enxuga nossas lágrimas e nos diz que nenhuma delas foram em vão.
 
Quero dizer a você, que se vê impossibilitado de criar, de conceber coisas que são vida e fruto de amor em você. Você que sente que não consegue frutificar nada em teu casamento, família e desejos pessoais. Você que chora e faz do teu travesseiro testemunha de dor... Deus vê suas lágrimas durante teu dia.
Saiba, que hoje abrindo seu coração Deus te fará terra fértil dos sonhos Dele para tua vida. Não deixe a esperança morrer em semente no teu coração. Saiba que Deus te "ouviu" chorando, e hoje seja fertilizado por essa mensagem.
Não encontraria melhor expressão, embora estranha, do que essa: "Seja engravidado pelas bençãos de Deus em tua vida..."
 
Que mais escrever? Senão deixar que o restante seja escrito em teu coração...
 
 
Um grande abraço,
 
Nele, que colhe nossas lágrimas em Seus odres. (Salmo 56:8)
Ricardo

A ESSÊNCIA DE TODOS NÓS





Betânia era o nome da cidade...
Famosa por suas essências como importante fator econômico que a fazia conhecida, Betânia atraía o olfato de todos para os cheiros que dela provia. Em meio a tantos aromas encontramos uma família exala angústias e preocupações: Lázaro estava doente!
O amigo de Jesus, agonizava em um processo de enfermidade que só piorava e suas irmãs Marta e Maria enviam um mensageiro a Jesus sob um recado que mexesse com Ele: "Lázaro a quem amas, está enfermo!"

As horas passam...

Há um silêncio que perturbava aquelas irmãs...

A espera vencia a esperança...

O silêncio de Deus para com a urgência da vida delas as fazem sepultar o irmão, e também junto com ele o perfume da paz e alegria... Lázaro morrera, mas junto com ele muitas coisas dentro de suas irmãs.

No caminho de Betânia Ele vem... o Seu bom perfume faz de Betânia apenas aroma passageiro, e antes que de fato chegasse a aldeia a olfativa Marta o percebe e corre de encontro a Ele e borrifa em Jesus todo o cheiro triste do seu coração: "Se Tú estivesses aqui, ele não teria morrido!".
Esse aroma chamado Marta, é esse cheiro frustado em nós... que fica machucado com o silêncio de Deus. Esse cheiro tem como base a essência das perdas, e tem um poder de se fixar em nós por dias, semanas e anos.
Marta é essa fragrância de alguém que se sente não ouvido, incompreendido e perdendo em si mesmo todo cheiro.
Marta cheira a dor... Marta exala nossos dias quando temos a sensação que Deus não nos vê, e parece lento em relação a nossas urgências.
Marta que antes cheirava zelo e trabalho, tendo prazer em serví-Lo agora perdida estava em sua essência.

O olhar Dele fixo naquele frasco de dores vem embutido de uma palavra: "Teu irmão há de ressucitar!".

A fragrância da impossibilidade vem como suave cheiro na casa de Maria que sai desesperadamente ao encontro de Jesus e ao ver se arremessa nos Pés Dele... Aquele lugar ainda seria o lugar onde o frasco de um perfume caro seria derramado, porém naquele momento ela derramava a essência mais preciosa nela: o seu coração. Porém naquele esconderijo de temor e essência, ela se refugiava nas dores e alegrias da sua vida.

Maria é essa essência forte, de saber que mesmo coisas mortas em nossas vidas ainda sim podemos vê-las sendo ressucitadas em nós. Maria cheira esperança em meio a dor, exala milagres íntimos que nos marcam para sempre. Maria, esperança em frasco de angústia...

Ele diz:"Se creres verás a Glória de Deus!".
Em meio a aromas tão diferentes Ele vai ao sepulcro de Lázaro, e lá já é avisado pela olfativa Marta que já era o quarto dia depois do enterro portanto remover a pedra daquele sepulcro traria um cheiro insuportável. Marta tem medo abrir o sepulcro. Marta não quer que Deus respire o que lá estava morto e podre, porém com Deus ou abrimos e deixamos cheirar o que há em nós de mais podre ou nunca seremos ressucitados pelo amor de Deus que não tem asco de nenhum aroma da vida.

A pedra do sepulcro foi a única coisa que separava Lázaro de Jesus...

Tire a pedra do seu coração hoje!

Tire as pedras de lamentos e dores hoje!

Tire de você esse coitadismo que te em-pedrou! Essa intolerância, dureza que te fez essa pessoa pedrada na consciência. Hoje você está impedindo coisas novas de renascerem em tua vida...

"Lázaro, vem fora!" - grita Ele.

Lázaro, o intragável agora vira motivo de suspiros... Ele ressucitou!

Betânia agora respira milagre.

Betânia não sabia o que era cheiro.

Betânia fora borrifada pela Graça de Deus.

Betânia de fato sabia o que era o Bom Perfume que nos marca e nos traz a memória o que sempre nos dá esperança.

Essa é a essência da vida: contraste de aromas folhas, folhas amassadas até que vertam óleo, e um frasco frágil que vira aroma as narinas Daquele que nos fez.

Um abraço, se desejar conselho e oração me escreva.

Nele, que é meu respirar.
Ricardo

O QUE VÊS NA AMENDOEIRA?



"Ainda veio a mim a Palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês Jeremias? E eu disse: Vejo uma amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha Palavra para a cumprir" (Jeremias 1:11,12).

Pensava muito nesse texto no meu início de caminhada de fé...
Na cena da vocação e chamado de Jeremias, seu coração é fortalecido pela Graça de Deus que diz que as coisas não seriam fáceis. "Demolir" e "arrancar" eram palavras que o profeta ouvia enquanto olhava fixamente para uma árvore de amendoeira. O pano de fundo histórico que Jeremias vivia foi uns dos piores momentos da nação de Israel. No entanto, olhar para amendoeira tornou a forma mais singela de significados para Jeremias...

Olhar
a amendoeira é saber que é ela uma das poucas árvores que floresce em pleno inverno, "Vejo uma vara de amendoeira".  Olhar para outra árvore que não seja a amendoeira nos faz pensar que nesse Inverno existencial que vive a humanidade não é possível se ter esperança. Olhar para as famílias e casamentos nos dias de hoje, é se desesperançar porque diante desse inverno nada floresce. Olhar para igrejas e pastores diante desse Inverno espiritual é ser tomado de gelo na alma pois parece não se haver solução para a geleira de crises e escândalos. Olhar para mercado de trabalho que não vê condições e esforços simplesmente se fecha a um grupo seleto sem mais oportunidades. Essa árvore de esperança mostra que é possível em tempos frios, em meio a gelados ventos e quando ninguém floresce sabermos que a Graça de Deus nos diz que é possível florescer...
Hoje em meio a esse vento frio que sopra em sua vida, se aqueça na esperança da árvore que não cede a ventos gelados e ao que outras árvores não conseguem.

As amendoeiras também têem grande capacidade de regeneração não necessitando de podas
.
Olhar para amendoeira se aprende e se sabe que Deus nos cura de toda ferida aberta. Ter a certeza que se algo ou alguém nos feriu com palavras, traições, ingratidões, acusações o Amor de Deus revelado na amendoeira ensina que somos curados todos os dias.

A vara de amendoeira tem uma peculiaridade: a capacidade de gerar duas flores numa unica vara, uma rosa e outra branca, uma é doce e a outra amarga. Ora, a vida mostra isso sempre: seja alegres ou tristes, nossas histórias fazem de nós a mais bela flor desse jardim.

Porém mesmo diante das amargas flores saibamos:
a flor branca que é a amarga, quando mastigada vamos percebemos que no final ela tem um gosto de azeite!

Por isso te pergunta o Senhor:

"O que vês?"
Te espero hoje às 20:00 na Caverna!

Um beijo,



Nele, que diz que ao cheiro das águas brotará.
Ricardo

ESTOU AFUNDANDO!

image"E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, ergueu-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?"– Mateus 14.29-31

A verdade é que sair do barco é algo extremamente difícil para todos nós, afinal ali era o lugar onde eles tinham certo "abrigo" em meio aquela descomunal tempestade. Aquele era o lugar de conforto e fuga psicológica, onde de fato só lhes roubavam as percepções.

"Fantasma" foi assim o jeito que eles entenderam o que ali se dava para ver de Deus...

Esse lugar de conforto, nos assalta de ver as coisas mais sublimes de Deus para nossas vidas. Foi nesse lugar de conforto que eles ouviam Deus falar: "Tende bom ânimo, sou eu , não temais". Mas também não discerniam em meio a tempestade e ventos fortes a revelação de Deus. O distanciamento os fazia em ouvindo Deus não terem compreenssões claras sobre o que Deus lhes falara.

Ficar no barco os tirava a visão de Deus lhes vindo ao encontro... e pior: lhes faziam enxergar Deus como assombração!

Ficar no barco os furtava a audição de um Deus que lhes falava para não temer, e que em meio aquela tempestade Ele diz: Eu sou!

Definitivamente aquele barco de pesca vira muitos milagres, como quando Jesus conheceu a Pedro... Porém
para Pedro isso virou possibilidade de se andar para Deus. Sair do barco para Pedro era um desafio de se querer mais de Deus. Sair do barco é saber que bom é vê-lo cheio de peixes, porém melhor é vê-lo se esvaziando de mim! O barco seria um ponto inicial, não um ponto a se ficar para sempre. As águas viraram caminho para o pescador, que confiava que o "Vem" fazia aquele mar virar chão para se encontrar com Deus em Cristo.

Pedro ouve o "Vem" na tempestade...

Pedro ouve Deus chamá-lo para caminhar a Ele em cima daquilo que lhe fazia ficar dentro daquele barco. O lugar para onde Pedro corria fosse para seu sustento, a pescaria, ou fosse sob ordem de Jesus: "Volte para o barco e lançai a rede a direita!", agora era o lugar de onde ele corria.

"Vem" - diz Ele.

Pedro vai...

O vento acompanha...

Pedro vê aquela maravilhosa oportunidade naufragar...
Pedro afundava e muito pensava o quão era seguro estar no barco...
Pedro mergulha no fracasso do desvio do olhar...
Pedro chama Deus...

Aquele que diz "Vem", é o mesmo que nos estende a mão! Se Ele diz
"Vem" eu posso até duvidar no meio do caminho, mas Ele estará sempre no meu caminho.


Hoje quero falar um pouco de barcos confortáveis e mares perigosos.

Você pode ouvir:
"Vem"?

Às 20:00 hoje na Caverna... te espero!


Nele, em Quem já se está no Caminho.
Ricardo

ESTENDA TUA MÃO

"E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem. E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se. E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra."   Marcos 3:1-5
Um processo de lepra tinha se estabelecido sobre um homem, de modo que esse processo estanca no seu punho e faz com que sua mão fique sobre um estado de atrofiamento. As mãos carregam em si o importante papel de nos fazer pegar coisas, de carregar outras e de modo afetivo expressar carinho com um gentil afago.
Com uma mão sem sensibilidade, incapaz de segurar qualquer coisa por menor que fosse e inutilizável assim era a mão daquele homem que é conhecido por sua doente mão.

Faça uma reflexão agora e veja como sempre as coisas tem escapado de suas mãos. Perceba como sua falta de firmeza tem feito você perder coisas, oportunidades e bençãos. Discernindo isso, veja como você tem sido roubado e privado de ter coisas duradouras em sua vida... tudo sempre é passageiro. Você luta, se esforça mas tudo se escapa por seus dedos. Você perdeu sua sensibilidade [...]
Hoje é incapaz de expressar carinho, sua família é quem sabe disso!!! Como sofrem com teu jeito insensibilizado por essa enfermidade. Talvez por isso não consegue estender a mão para abençoar quem tem precisado de você. Atrofiado nas suas ações, tem se tornado uma pessoa passiva e sem forças para mudar.

A tua fé não se apropria das coisas... tua fé mirrou!!! Você lê esse e-mail e fica de certo modo atento às palavras porém não se apropria delas, não as agarra crendo que o que você lê é Palavra de Deus para tua vida! Vai a igreja como aquele homem, e vive nesse estado... Assim faz a religião as pessoas: os tornam seres em paralisia não transformados insensíveis a um novo momento com Deus. Achamos que ir a igreja apenas nos faz seres novos e curados... Passamos a vida no culto, mas não temos um segundo o culto na vida. O convite hoje é maior do que ser membro de um clube de regras e dogmas.


Jesus estava ali naquele dia, era um sábado.

- "Levanta-te!" - é assim que Deus o chama.

A disposição da sinagoga nos ensina o que Jesus pretendia com aquele pedido. O orador ficava no meio da platéia, com os bancos fazendo um quadrado sobre ele. Aquele homem é chamado a Deus para sair e abandonar seu lugar junto a outros e vir para o centro. Essa jornada do meu lugar, até o centro de onde Jesus me quer é vital.
Estranhamente Ele que sempre era divinamente discreto, naquele dia fez para que todos vissem.

- "Estende tua mão! - foi como a cura iniciou.

Por para fora o que nele estava imóvel. Mostrar para Deus minhas insensibilidades, minhas atrofias mais íntimas. Abrir o coração diante de Deus sem ressalvas e pudores...
O convite que te faço hoje, é se ver nesse homem e não mais se esconder atrás dessa imposição que a vida tem lhe colocado.

O desejo de Jesus é restituir você...

O que você perdeu?

O que de você foi furtado?

O que você não consegue mais segurar em tua vida?


Aquele homem teve sua mão restituída como antes era. Á vista de todos daquela perversa-piedosa comunidade... E hoje quero dizer que Deus lhe devolverá o que foi perdido, saiba disso: Nada está perdido diante de Deus!!!

Sonhos, projetos, talentos...


Um beijo carinhoso,


Me escreva se desejar conselho e oração...



Nele, de Quem ouvimos que Suas mãos não estão encolhidas para que não possa nos abençoar.
Ricardo

QUANDO O RIBEIRO SECA



"Não vai chover..."
Essa é a mensagem que Elias veio trazer a decadente nação de Israel. O surto de Acabe e sua mulher Jezabel já ultrapassara todos os limites: idolatria, pecado e trangressões. A crise política e moral chegava a níveis insuportáveis. Baal ganhava cada vez mais espaço nas consciências e com isso Jezabel conseguiu corromper a espiritualidade de toda uma nação. Baal era deus da fertilidade, das chuvas e para quem seus adoradores ofereciam sacrifícios quando colheitas eram abundantes.
Portanto a mensagem de Elias quebraria a espinha dorsal da credibilidade de Baal.

Diante desse quadro, a Graça de Deus nos traz Elias.
Tesbita era sua origem, anônimo sem pedigrees proféticos. Elias é um desses heróis que só Deus e Seus anjos conhece. Portanto a mensagem que Elias pregava quebraria a espinha dorsal da credibilidade de Baal. Elias diz que não choveria segundo ele mesmo falara, e não choveu durante três anos e meio.
Deus o tira da cena, dos holofotes das opniões e o envia para um ribeiro.
Querite é o lugar, significa: "cortar", "colocar no tamanho certo" ou ainda "lugar de molde". Foi esse lugar que o Senhor ordenou que Elias estivesse...
Nesse lugar foi onde Elias estabeleceu longos diálogos com Deus, ali ele foi "cortado" e "moldado
". Ali ele teve temores e dúvidas, pois havia sobre ele perseguição por parte de Acabe. Lágrimas e questões surgiram, porém houve conforto e transformação. Olhar para o ribeiro cada manhã, era saber e sentir do cuidado de Deus em Querite.

"Elias era homem comum, sujeito as mesmas paixões que nós..."
- diz Tiago.

Esse tempo de Deus chamado Querite foi até o dia que esse ribeiro secou... A seca dura três anos e meio.

Querite nos faz aprender na solidão sobre o Deus que não nos abandona.

Em Querite é Deus ensinando que para cada "Elias" há um tempo. Querite mexe nas nossas ansiedades mais profundas, pois nas mãos do Senhor estão as estações e os tempos.

O ribeiro secou...

Quando o ribeiro seca, é o jeito de Deus de me dizer que até as provisões mais lindas e singelas de Deus podem me acomodar na vida. Quando o ribeiro seca, Deus me ensina que coisas boas também secam e se esgotam.
Quando o ribeiro seca, olho para o céu e os corvos com carnes não aparecem mais. Quando o ribeiro seca os olhos se enchem de água, pois é difícil entender como Deus pode nos mandar fazer algo e diante desse Respaldo as coisas darem errado.
O ribeiro secou porque Elias estava orando e Deus agindo.
Quando o ribeiro seca, sou impelido a aguardar a Voz e só quando ele seca, a me dizer: "Levanta-te e vai a Sarepta...". Quando o ribeiro seca, somos agredidos pela sensação de estar fazendo o que Deus nos fala porém algo falha e se esvai.

O drama de Elias foi assistir aquele milagre sumir aos poucos e secar.

Existem momentos que foram feitos para serem apenas momentos...

Minha insistência em continuar em fazer de momentos, estado, pode me fazer uma pessoa sem vida, sem afluentes.
O que secou em você? Às vezes o ribeiro seca na vida, no casamento, nas finanças, na saúde, nos relacionamentos. Mas, quando os recursos da terra acabam, os recursos de Deus continuam absolutamente disponíveis.


Hoje, te convido a sentar na beira desse ribeiro e experimentar desse momento a sós com o Teu Senhor.


Um beijo,

Nele, que nos chama a crer que do nosso interior fluíriam rios de águas vivas.
Ricardo

ÁRVORE DE NATAL E CONSCIÊNCIA: TER OU NÃO?



"Pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é recebido
com ações de graças
; Porque pela palavra de Deus e pela oração são santificadas."
I Timoteo 4:4

"Tudo é puro para os que são puros, mas para os corrompidos e incrédulos nada é puro; antes tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas." Tito 1:15

"Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.
Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
" I Corintios 8:4-6

“Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso? E assim considerou ele puros todos os alimentos. E dizia: O que sai do homem, isso é o que o contamina. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura: Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.” Marcos 7:18-20

Tenho recebido e-mails quase diariamente de cristãos me perguntando sobre árvores de natal
. E me assusta as informações que eles colhem sobre o assunto: idolatria e paganismo. Deixando de lado a questão chata do assunto, que são as histórias e dados sobre festas pagãs e entidades que deram origem a árvore em questão, eu quero falar algo sobre a consciência cristã.

Sim!

Percebo como os cristãos entregam tudo ao Diabo. Diante de tantas concessões ao Maligno que os cristãos fizeram e fazem, vamos nos tornando tão crentes nos ídolos quanto quem assim o faz.

Ora, o texto acima de I Corintios 8:4 diz que o ídolo nada é no mundo... e por quê?

Para deixar claro que estátuas de gesso ou de madeira não são nada, porque há um só Deus. Só tem valor para quem empresta esse significado ao ídolo.
Porém insistimos em afirmar, como quem diante dessa árvore se prostrava e a adorava, que ela carrega em si poderes espirituais que trazem maldição a minha vida.

Se "tudo é puro para os puros", só podemos entender que o olhar dos cristãos se paganizou de modo que ressucitamos o poder do mal todos os dias. Por isso os olhos são a candei do corpo, como disse Jesus. Damos poderes e status a plantas comigo-ninguém-pode e diabolizamos lugares e concedemos a primogenitura da vida ao mal.

Entregamos sem hesitar, músicas e instrumentos... Arte e culturas se emacumbaram para nós. Há quem abomine incenso. Há quem não leia no Antigo Testamento quanto ao incensário que estava no lugar Santíssimo no Tabernáculo e quantas vezes ele era acendido. Há quem não lembre que em muitas vezes no livro de Números incensos eram ofertados a Deus... Somente lembramos do ouro e mirra, mas no nascimento do Senhor lhe trouxeram como presentes incenso também. Em Apocalipse 5 Deus diz que a oração dos justos estão como incenso diante do Seu altar.

Enquanto nossas questões forem essas, as de fora, vamos omitindo e escondendo e minimizando as de dentro. Ou seja, Jesus nos assegura que nada fora de nós contamina, contrariando a ideologia farisaica que por fora faziam assepsias e por dentro eram imundos e mortos.

Terei todo zelo em montar uma árvore de Natal em minha casa, em ação de graças e ficarei em paz. Comerei em qualquer lugar sem pesquisar na internet ou livros a procedência e credo de quem o faz porque pela oração tudo é santificado.


Quem pode entender, entenda!

Nele, em Quem somos verdadeiramente livres.
Ricardo

CAMINHO DA FÉ




"No monte do Senhor se proverá...". Essa foi à única coisa que Abraão disse a Isaque no seu absurdo de fé. Enquanto para seus servos o esperando, lá no pé do monte Moriá,  ele (Abraão) disse: "Esperai por mim e pelo menino, depois de havemos a-dor-ado tornaremos para vós".

Abraão, pai da fé, chama de adoração o ato mais doloroso que qualquer pai pode conceber.

Abraão não fez quase nada além de andar e andar. No entanto, foi o pai da fé;

Abraão não curou doente algum; não parou o sol; não abriu mar e rios; não fez fogo cair do céu aos olhos de ninguém; não teve nem mesmo os “expedientes” de Jacó ante o sogro; não adivinhava no copo como José; não foi forte como Sansão; não fez a proeza de Gideão; não tomou cidades como Josué; não ressuscitou mortos, como Elias e Eliseu; não foi poético e profético como Isaías; não foi sábio como Daniel; e não fez nenhum prodígio ou mostrou qualquer que fosse o sinal, especialmente ante os homens; no entanto, ainda assim, foi o pai da fé.

Abraão foi o pai da fé não por suas virtudes, pois, ante Daniel, Elias, Eliseu e Oséias, Abraão era um “João ninguém”.

Abraão foi o pai da fé em razão de obedecer a Voz, na solidão, sem sinal, sem evidencia, e até contra toda razão: “Vai e mata o teu filho para mim!

O justo vive pela fé! - diz o livro de Hebreus. Justos sonharam, justos viram anjos, justos tiveram constatações inegáveis sobre Deus, porém sobre todas elas e mesmo elas inexistindo o único chão que Deus nos chama a andar é esse Caminho de fé.


Abraão foi o pai da fé porque creu que Deus era Justo e Justificador de todo aquele que Nele crê; e também porque cria na Palavra de Deus de tal forma que se Deus disse que de seu filho, Isaque, viria toda a descendência da Promessa para ele, Abraão; então, se a ordem era matar o filho, Isaque, certamente o seria porque Deus tem o poder de ressuscitar dos mortos; posto que a Palavra de Deus e Suas Promessas não poderiam falhar — assim ele cria; conforme a interpretação de Paulo escrevendo aos Romanos.

Abraão foi o pai da fé porque dava glória a Deus - e era fortalecido! (Romanos 4:20)

Abraão foi o pai da fé porque creu que na sua fraqueza humana Deus era poderoso para realizar todos os impossíveis dos homens!

Abraão foi o pai da fé porque creu desde as entranhas, e deixou tudo para trás; e, como um louco, seguiu o invisível e o imponderável.

Ele creu no Senhor... Apenas isso!

Descanse no Senhor porque a fé honra Deus e Deus honra a fé.

Um beijo a você!

Nele, que fez Adão de barro e Abraão de fé.
Ricardo

A MESA É DO SENHOR

http://regrud.files.wordpress.com/2009/09/ceia.jpg



Refleti muito sobre a ceia do Senhor hoje...

Quem me conhece, sabe o prazer que tem a minha alma nessa Mesa!

Na realidade, percebo que muitas pessoas tem uma relação quase que doentia com a Mesa do Senhor. Sim! Tem gente que se não cear sente que o mês não lhe será bom. Tem gente que se toma ceia em um dia que "não está bem", segundo sua interpretação moral e de justiça própria pensa que irá morrer... e já está morto!

Tem gente que prefere uma ceia solitária, e aparece dias depois pedindo para cear... Uma das essências da ceia é comunhão, por isso diz Paulo: "Esperai uns pelos outros" diante dessa verdade porque ainda insistem em cear a 'sós'?

Há gente que se escandaliza, quando alguém supostamente em pecado participa da Mesa do Senhor porque há incultado na cabeça de muitos que a ceia é para quem está digno de tomá-la.

Mas ninguém se pergunta: Quem é digno?

Ora, se na Mesa ficar só quem é digno, logo só fica Quem É Digno!!!

Por isso o convite para ceia não é um prêmio pela sua conduta moral no mês, ou um bônus porque você perdoou um irmão que te ofendeu.

Cear, é se saber todos os dias que nenhum de nós somos dignos, a não ser o que É.

Cear em pecado, é cear vestindo-se das vestes da arrogância, do moralismo, enganado que nossa 'integridade' nos habilita ou me faz ser digno daquele momento...

Cear em pecado é examinar o cisco no olho do outro, esquecendo da trave posta no meu. Há até quem me pergunta se pode cear... Como eu saberei se quem deve se examinar é você mesmo? E mesmo se examinando leia o último parágrafo exaustivamente.

A Mesa é do Senhor...
Tomar a Ceia em pecado é tomá-la sem consciência de gratidão quando já se tem a informação e já se disse que nela se crê.
Bêbados da rua entrando em uma reunião de ceia não pecam quando tomam do pão e do vinho, embora isso deixe muitos revoltados e apreensivos. Mas sacerdotes distraídos, indiferentes, hipócritas, mecânicos, ritualistas e ingratos, esses pecam sempre que realizam a Ceia “para os outros”.

Deixemos que a ceia seja em nós, gratidão, amor, comunhão e profunda reflexão...

Nele, que se deu como pão e vinho, em carne e sangue, e que pela Palavra nos serve de Seu Pão e de Seu Vinho,

Ricardo

NA PRENSA DA VIDA



“Então chegaram a um lugar com oliveiras, chamado Getsêmani” Mc 14:32


O nome do lugar é "prensa". O lugar era tomado de oliveiras onde uma prensa de pedra é colocada sobre as azeitonas e o óleo (azeite) é extraído delas.
Getsêmani mostra o desejo Dele de ir até o fim, de não colapsar ali naquele lugar, mas ir em direção a cruz. Beber desse cálice, não era desejo Dele, morrer ali, mas ser salvo para morrer na cruz.

Oração que simplificadamente foi: "Pai... me salva para a Cruz!".
O livro de Hebreus, capítulo 5:17, conta que a "prensa" lhe arrancou súplicas, lágrimas e muita angústia. Mateus conta que Ele estava com "alma está cheia de tristeza até a morte". Marcos diz que Sua "alma estava profundamente triste até a morte". Lucas explica que "posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão." E sua agonia é aumentada, como diz Lucas, quando "levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza."



Ele que soube o que é precisar dos seus amigos no dia mais angustiante e eles não estarem ali... pois em todas as angústias daqueles discípulos Ele sempre esteve presente.

Ele que soube o que é viver uma tristeza tão intensa que a sensação de morte se dilata...

Ele que soube o que foi ser traído por alguém que sentou a mesa com Ele, e tudo é desacortinado com um beijo...


É nesse lugar de angústia, que gostaria de escrever uma mensagem a você!
Naquele lugar de muitas oliveiras, que são árvores milenares e possivelmente até testemunhas daquela noite, que eu já testemunhei muitas agonias e lágrimas entre vocês.

Me lembro da angústia do meu amigo Marcos, quando sua irmã e papai, partiram para o Senhor... Não me esqueço do rosto de Manuela quando entrei naquele hospital e eles em agonia, aguardavam a séria cirurgia que passava Maria Eduarda.

Não me esqueço da aflição de meu amigo Rogério, pelas muitas conversas que tivemos e quão o Evangelho lhe consolou nas tristezas da vida.
Lembro como hoje, de quando Flávia chegou naquela reunião com a dor imensa de ter perdido sua mãezinha em um acidente. O mesmo de Lucas, quando no casamento da minha irmã ouviu a mensagem do Amor e aflitamente estendeu suas mãos a Graça.
Do mesmo modo, que vi minha amiga Chris, aflita pelas dificuldades de sua vida chorar algumas vezes precisando de apoio e oração.

Nauily, que sempre chorou e clamou por sua família e de como lhe doía ver as coisas aparentemente sem solução. Meu amigo-irmão-incentivador Santana, que juntos oramos muitas vezes em suas aflições, para que o Senhor lhe respondesse.

Karina
, amiga e irmã que pediu socorro ao Senhor em sua aflição... Tantas vezes oramos junto com nossa irmã Betty para que o Senhor lhe desse alívio em meio de suas dores. Como também Jennif e Rubinho que pudemos orar juntos algumas vezes...

Como esquecer da aflição da Val e Emerson quando souberam do problema de saúde que nossa querida irmã Nice teve? E como me afligiu orar pela própria saúde da Val nesses meses atrás...

Todas as vezes que me lembro em que estive presente orando no lar da Silvana e Cilene, pedindo ao Senhor não só pelo Rodrigo e Natália, mas por outros também...

Jaque e Bin, que mesmo em meio a prensa nunca deixaram de orar e crer...
Como também vi Regiane e Ramon em algumas vezes em aflições...

Minha filhota Camila, que a vi chorando recentemente mas sei que o Senhor a consola todos os dias.

Kátia e Maisa, que as vi chorar algumas vezes e aflitas outras tantas mas que nunca deixaram de verter óleo de alegria e dedicação. E minha querida Margarete, que chorou em aflição e muito meu coração se compadeceu. Como meus valentes Tathi e que nesses poucos meses que temos nos visto, tenho testemunha poucas aflições e muitas alegrias. Também Vágner e Janniffer, Gláucia e Gil, Jaque (Manu) e Jaque e minha (prima) e minha querida Ivone como muitos outros...

E minha esposa amada, que sofre não só pelo que a aflige como também ao que me afligiu, porém nunca me deixou só...


De todas essas angústias eu me lembro, mas também existem as inúmeras que não vi e as  milhares que não soube. Nomes que não citei mas estão em aflição e agonia intensa nesse momento... Gente que eu não conheço mas sentem hoje a dor do abandono, da traição, da angústia e tristeza.

Hoje a única coisa que o Senhor te pede é que você não durma nessa angústia e que você não desista. Existe um anjo nesse momento que lhe consola (como Lucas diz que a Jesus se fazia).
Eu sei que essa prensa produzirá azeite e perfume, porque Deus atende aos que Nele esperam e confiam. 



Hoje é nosso último culto do ano na Caverna, gostaria muito mesmo de encontrar vocês hoje. Vamos orar juntos por 2011...

Um beijo a todos, espero vocês na Caverna hoje às 20:00.


Nele, que pela Suas pisaduras fomos sarados.
Ricardo